Março 28 2019 4Comentários

Receita de kimchi – couve fermentada

comsética vegan

No último ano a minha cozinha transformou-se num autêntico laboratório de fermentações, onde experimento vários tipos de fermentados, desde uma simples kombucha, passando pelos queijos veganos até ao meu favorito e que não pode faltar, o kimchi.

O kimchi é um daqueles produtos gastronómicos que eu desconhecia totalmente, até participar nas jornadas gastronómicas e perceber que é um produto bastante conhecido e com óptimas propriedades terapêuticas (é um fermentado).

O kimchi é um alimento típico da Coreia e é basicamente uma mistura de vegetais emersos em salmoura onde se cria um ambiente propício às bactérias de ácido láctico presente nos vegetais. A base do kimchi é couve-chinesa que é imersa durante várias horas em salmoura para perder a amargura e ficar flexível. Tradicionalmente o kimchi pode levar molho de peixe e também já vi com caldo de carne, por isso se comprares verifica sempre o rótulo, na dúvida é melhor fazer em casa que fica sempre saboroso e é uma óptima maneira de aproveitar vegetais em excesso.

A receita base que uso é adaptada do Sandor Katz e os vegetais são apenas uma sugestão, nesta receita usei beterraba que dá uma tonalidade rosa que depois gostode aplicar nos queijos e eles ficam cor-de-rosa.

Receita de Kimchi
1 litro de água
4 colheres de sal marinho
2 cenouras
2 cebolas
4 dentes de alho
1 beterraba
Ervilhas de quebrar (qb)
Raiz de gengibre
Malaguetas qb
Outros vegetais de que gostes e algas

Preparação
1. Misturar 1 litro de água com 4 colheres bem cheias de sal, mexer bem até dissolver o sal.
2. Cortar a couve (eu deixo as folhas intactas), a cenoura, a beterraba, as ervilhas de quebrar e colocar no recipiente com a água salgada.
3. Deixar repousar na salmoura durante a noite.
4. No dia seguinte preparar as especiarias. Para isso é preciso fazer uma pasta com a Cebola, o alho, 3 colheres de sopa de raiz de gengibre e as malaguetas. Para preparar esta pasta precisas de um processador de alimentos, eu utilizo a Vitamix, mas pode ser um outro.
5. Triturar tudo
6. Retirar os vegetais da salmoura e guardar o líquido que ainda irá ser necessário.
7. Passar a pasta de especiarias pelos vegetais para que fiquem todos bem misturados. Colocar os vegetais num frasco e cobrir com a salmoura.
8. Deixar repousar durante 5 dias num local à temperatura ambiente, abrindo o frasco todos os dias.
9. Ao fim deste tempo o kimchi está pronto e pode ser guardado no frigorífico.

The Humble Co

4 comments

  1. Bom dia Beatriz, aqui é o João, estou ensaiando pera iniciar na Vegetaria/Vegana, só que meu ambiente ainda não é propício, de momento estou tomando só Detox/Suco verde. Hoje, recebi meu primeiro Scuby para iniciar meu chá de Kombuchá que trouxe de São Tomé das Letras onde fiquei por 10 dias. Quando tiver dúvidas posso consultá-la?
    Grato,
    João Baptista

    Responder
    1. Olá João =) Claro que sim, terei todo o prazer em ajudar.

      Responder
  2. deve ser muito bom. vou experimentar

    Responder
    1. Olá Anabela, depois partilha o resultado =)

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário