Junho 13 2019 0Comentários

Veganismo e escolhas sustentáveis

comsética vegan

Vamos falar de escolhas sustentáveis, sim, elas andam aí e já não há desculpa para continuarmos a utilizar produtos que causam dano ao meio ambiente e a nós próprios!

Já aqui escrevi sobre as alternativas ecológicas que temos disponíveis um pouco por toda a parte, mas desde que estive no programa Faz Sentido – Sic Mulher, que tenho recebido muitos e-mails com perguntas sobre os produtos “estranhos” que apresentei no programa. Eles funcionam? São mesmo ecológicos? Recomendas? e a minha resposta é SIM!

Poderia colocar aquios links para os artigos que já escrevi sobre a noz de saponária, as escovas de dentes de bambu ou até mesmo o organicup, mas quero reforçar alguns pontos que não escrevi antes.

Posso começar pela escova de dentes de bambu!

Sabias que uma inofensiva escova de dentes que descartamos de 3 em 3 meses não é reciclável? Infelizmente as escovas de dentes normais, não devem ser colocadas no eco ponto amarelo mas sim no lixo indiferenciado! Além de não ser reciclável ainda contamina o restante material! Por isso a melhor opção é mesmo escolher uma escova com o cabo em bambu! O único cuidado a ter com a escova de bambu é cortar as cerdas antes de a deitar fora e reciclar no eco ponto amarelo! Já está simples e prático.
O bambu é uma fonte sustentável, uma vez que cresce rapidamente (não, não estamos a roubar a comida aos pandas)

Existem duas marcas de escovas de bambu que recomendo:

Babu
A babu é uma marca portuguesa que além das escovas também tem outros produtos ecológicos e sustentáveis tais como cotonetes, palhinhas de bambu ou porta escovas. É uma óptima opção e com preços muito atractivos!

Recentemente lançaram a escova de dentes com cerdas em carvão activado, que para além de manter uma boa higiene bocal também contribui para um branqueamento natural dos dentes.

Humble CO
A The Humble Co é uma marca nórdica que além das escovas também tem outros materiais ecológicos e sustentáveis, entre eles cotonetes, porta escovas, dentífrico biodegradável palhinhas de bambu, passando também pela alimentação com as pastilhas elásticas biodegradáveis! Por cada escova de dentes comprada a The Humble Co oferece uma a uma criança através da fundação The Humble Co.

Compra aqui as escovas de dentes:
The Humble CO
Babu

A Noz de saponária!

Ela resulta? SIM! É dos melhores produtos ecológicos que podemos ter por perto:
1. É muito económica
2. Dura imenso tempo

A noz de saponária é aquele produto que primeiro estranha-se, depois entranha-se e já não queremos mais nada! Cada noz pode ser reutilizada até três vezes e depois descartada no lixo comum ou no compostor, é uma noz sem qualquer tipo de aditivo!

Desde que descobri a noz de saponária que a utilizo para combater as pragas de pulgões que às vezes aparecem nas aromáticas, mais tarde comecei por fazer líquido para a louça e agora utilizo na lavagem da roupa.

Esta última, normalmente associa a cheiros muito intensos, aquele cheirinho a roupa lavada que caracteriza muitos detergentes, basta passar pelo corredor dos detergentes no supermercado e observar o entretenimento das pessoas a abrir as embalagens e a cheirar (quem nunca o fez?). Esta parte pode ser facilmente resolvida com a adição de umas gotas de óleo essencial que vão perfumar a roupa. Assim temos uma roupa limpa, sem químicos e sem abrasivos. Devemos cuidar da nossa pele e que melhor forma de cuidarmos, ao não utilizar detergentes agressivos nas peças que a cobrem durante 24 horas?

Compra aqui a noz de saponária

Copo Menstrual – OrganiCup

Deixei esta para o final, com um grande propósito, apenas se destina ao público feminino ou a quem tem filhas que estejam agora a entrar no seu ciclo e que procuram opções mais ecológicas e sustentáveis.

O copo menstrual é relativamente recente em Portugal e pode causar muita estranheza no início. Mas quando olhamos ao nosso gasto, não só monetário, mas também na quantidade de desperdício que causamos todos os meses (ao longo da vida podemos utilizar até 3600 absorventes) a mudança é fácil de equacionar.

O copo menstrual, desde que devidamente cuidado, pode ser utilizado durante 10 anos, uma compra que se rentabiliza em pouco tempo.

O copo menstrual é muito fácil de utilizar e pode ser usado 12 horas consecutivas, sem risco de fugas!

Compra aqui o copo menstrual

The Humble Co

Escreva uma resposta ou comentário