A gravidez é uma fase mágica e que passa muito rapidamente. Mas durante estes curtos meses o nosso corpo sofre muitas mudanças e devemos cuidar de nós e do bebé que se está a desenvolver. Esta é uma altura para deixar hábitos menos saudáveis e começar a comer com mais consciência, já que a nossa alimentação vai influenciar os hábitos futuros do bebé (não sei se é mito, mas gosto de pensar que não).
Cada gravidez é diferente e se a minha primeira foi fantástica, esta segunda está a ser mais desafiadora, com enjoos e restrições alimentares, uma vez que a maior parte dos alimentos que eu adoro neste momento nem consigo olhar para eles sem sentir náuseas. Fora isso mantenho uma alimentação equilibrada com foco em alimentos naturais como as leguminosas, legumes e vegetais.
Os alimentos que privilegio mais durante a gravidez são:
Tahini
Desta vez tenho abusado (com moderação) da tahini. Apesar de já ser uma consumidora de tahini, tenho colocado não só em saladas e humus (receita aqui), mas também utilizo como substituto da maionese para acompanhar legumes, grelhados, batata (todos os tipos). A tahini é uma pasta feita a partir de sementes de sésamo tostadas e é rico em cálcio e zinco. Além de comer integral, também gosto de preparar um molho muito simples com 2 colheres de sopa de tahini, sumo de meio limão, sal qb e água para tornar a pasta mais fluida.
Pasta ou Manteiga de Amêndoa
Outra pasta que tenho utilizado é a manteiga de amêndoa. Utilizo para substituir a manteiga de amendoim e variar. A pasta ou manteiga de amêndoa pode ser utilizada em tostas, panquecas, batidos ou até mesmo para temperar o tofu e gratinar. É muito versátil e a amêndoa é um produto nacional.
A manteiga de amêndoa é rica em zinco, cálcio e magnésio.
Abacate e Guacamole
Apesar de poder ser consumido cozinhado, como sempre o abacate cru. Como é um fruto neutro, pode ser utilizado de diferentes maneiras: em sobremesas doces ou salgado. Normalmente faço “maionese” de abacate ou em fatias em tostas, saladas etc.
Uma boa maneira de comer abacate é picar o abacate com pedaços de alho, pimento, cebola, sal, limão ou lima e azeite.
Leguminosas
As leguminosas são os meus alimentos favoritos e as que utilizo com mais frequência são o grão-de-bico, feijão (todos), lentilhas e o tremoço que é um óptimo snack.
As leguminosas não precisam de ser aborrecidas, podemos cozinha-las inteiras ou fazer pastas e barrar no pão, acompanhar saladas ou assados. Também adoro a pasta de feijão para comer com palitos de cenoura, é um óptimo snack.
Aveia
A aveia continua a ser o meu alimento favorito. Adoro adicionar aveia ao batido e misturar com banana, morango e proteína vegan. A aveia também é óptima para fazer receitas salgadas, como hamburgeres ou almondegas. Podes utilizar a aveia em substituição do arroz em várias receitas.
Tofu, seitan e tempeh
Sempre presentes na minha alimentação, um destes produtos faz parte da minha alimentação diária. Atenção, ao contrário do tofu e seitan o tempeh deve ser sempre cozinhado antes de comer!
E claro, sem esquecer os legumes, vegetais, frutos secos e fruta!
Se quiseres saber mais sobre os suplementos que estou a tomar, podes ver aqui.