Janeiro 22 2021 2Comentários

Arroz de pato vegan – com jaca

Lembro-me da primeira vez que ouvi falar da jaca e da sua versatilidade, um amigo que na altura estava no brasil, mandou uns videos de “pulled pork” com jaca, coxinha entre outras que mostravam a versatilidade da jaca e como ela iria revolucionar o mercado vegetariano, como o novo substituto da carne. Isto terá sido há uns 8 – 10 anos e na altura era muito difícil encontrar a jaca em Portugal. Havia a jaca em calda doce (que experimentei e não resultou para desfiar, mesmo lavando muitas vezes) ou em mercado especializados era possível comprar ao quilo e com um preço muito alto.

Esperei mais algum tempo e numa ida a Espanha experimentei finalmente a jaca em tacos, pouco tempo depois no Porto já se encontravam as coxinhas de Jaca que marcavam presença no São João Vegetariano, agora já compro e cozinho a minha própria jaca em brine da Nature’s Charm que vem pronta a consumir.

A Nature’s Charm é uma marca vegana, especializada em produtos alternativos, muito direcionados para o coco (leite condensado de coco, creme de coco, leite evaporado de coco….), mas também com outras alternativas como a jaca e a flor de bananeira.

Para esta receita podem utilizar uma jaca já condimentada, mas eu prefiro a jaca em água salgada.

Arroz de jaca – tipo pato vegan

Ingredientes
1 embalagem de jaca Nature’s Charm
150g cogumelos pleurotus frescos desfiados
1 cebola média picada
1 cenoura picada
1/2 copo de vinho (pode ser tinto ou branco)
1 tomate maduro triturado
1 colher de sobremesa caldo de legumes (usei BioVegan)
200 g arroz (agulha ou basmati)
½ c. chá de açafrão-da-índia
1 colher de chá de massa de pimentão
alho qb
sal qb
azeite qb
Queijo violife e chouriço vegan veg in opcional

Preparação
Arroz:
Coze o arroz conforme as instruções e coloca na água sal e o açafrão das índias.Normalmente cozo 1 medida de arroz para 2,5 de água, deixo cozinhar em alta temperatura e quando a água evapora, desligo o lume, coloco o testo e ele continua a cozinhar. Para este arroz sem pato, queremos um arroz mais seco e não muito cozido.

Sem “Pato”
Para fazer o “pato” vou utilizar a jaca para similar a textura, mas podes substituir por seitan, se preferires.
Ferve um copo de água e dissolve o caldo de legumes BioVegan, coloca numa taça e reserva (vais utilizar para temperar a jaca)
Começa por desfiar a jaca e picar os cogumelos, coloca a temperar com o caldo de legumes.
Numa frigideira, adiciona o azeite, a cebola picada, a cenoura e o alho e deixa refogar.
Adiciona a jaca e os cogumelos (reserva a água do caldo) deixa fritar algum tempo, até os cogumelos começarem a soltar a água.
Adiciona o caldo de legumes reservado, o vinho tinto, o tomate e a massa de pimentão. Deixa cozer, mexendo de vez em quando até começar a perder água.

Mistura tudo com o arroz e antes de levar ao forno (pré aquecido a 200 graus), podes colocar queijo violife e rodelas de chouriço vegan sobre o arroz para gratinar.

2 comments

  1. Quando a água evapora coloca o cesto???
    Está a cozer arroz onde? Que cesto coloca?

    Obrigado.

    Responder
    1. Olá Maria Manuela 🙂 é o testo, a tampa do tacho 🙂

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário