Maio 25 2022 0Comentários

Receita de plasticina caseira – tipo play-doh

Qual é a coisa qual é ela que quando éramos pequenos adorávamos e agora quando os nossos filhos brincam com, ficamos com os cabelos em pé? Pois é, plasticina!

Quando era pequena, adorava plasticina e não era como a play-doh que hoje se compra em qualquer lado, com imensas cores e acessórios. Eram umas barras super difíceis de moldar que tínhamos que amassar durante imenso tempo até conseguir torna-la maleável e os acessórios eram muito rudimentares.
Agora que chegou o calor esta plasticina caseira é perfeita para levar para fora de casa e deixa-los explorar as texturas e brincar, sem ser necessário andar a aspirar a casa e arranjar mezinhas caseiras para limpar a plasticina nos locais mais inusitados.

Esta receita de plasticina caseira faz uma massa muito semelhante à play-doh e é bem mais económica, tem a vantagem de podermos fazer menos quantidade e também há menos desperdício. Também pode ser colocada na compostagem.

Uma das brincadeiras favoritas da minha filha, com a plasticina é pegar nos potes e tirar pedacinhos pequeninos que vai espalhando pela casa. agora já pode estar a brincar ao ar livre com a plasticina!

Como fazer play-doh ou plasticina vegan em casa

Ingredientes
2 copos de farinha (se utilizares sem glúten adiciona 2 colheres de sopa de goma xantana ou um emulsionaste semelhante)
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
1/4 copo de sal
água qb quente
corantes alimentares (utilizo os corantes alimentares vegan – Biovegan – não tem glúten e são feitos a partir de fruta e vegetais desidratados)

Preparação
Começa por colocar numa taça a farinha, o sal, a goma Santana (se utilizares)  e mexe bem
acrescenta o azeite e com cuidado vai adicionando a água quente e mexendo até ficar bem homogéneo (como se estivesses a fazer massa de pão ou seitan)
Divide em bolinhas e coloca o corante

A plasticina pode ser guardada no frigorífico em recipientes bem fechados, até três dias e se achares que está muito mole e pegajosa, podes acrescentar mais farinha.

O sal é opcional, mas funciona bem, para quando os bebés tentarem levar a plasticina à boca, assim vão rejeita-la.

Escreva uma resposta ou comentário