Maca: o super alimento que deve experimentar

ovo vegan

Para quem necessita de um shot de energia, a maca é o ingrediente secreto perfeito para adicionar a um batido proteico ou aos cereais da manhã. A maca é um alimento vigorante e recuperador, essencial para quem tem uma actividade física intensa ou um desgaste de energia física ou mental grande.

A maca é uma raiz originária do Peru, que cresce a cerca de 10 mil pés acima do nível da água e a composição desta raiz milenar está cheia de vitaminas e minerais.
A maca é uma proteína completa, capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais, que o nosso corpo não consegue fornecer. Contém cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio e fósforo, além das vitaminas C, E, B1 e B2, sendo um suplemento alimentar essencial para quem pretende ganhar massa muscular.
O seu sabor rico e intenso da maca combina bem com o cacau, outro súper alimento, podendo tornar-se uma opção de batido pós treino de ginásio. (substituto saudável ao açúcar/dextroxe/Maltodextrina)
A maca é um súper alimento adaptogéno, o que significa que se adapta às necessidades do corpo, permitindo uma melhor resposta do corpo aos factos externos, como o a ansiedade, o stress e lesões físicas.
Outra propriedade da maca é a sua capacidade para regular as hormonas, não contém hormonas, mas encoraja o corpo a produzir ou a reduzir o seu número de hormonas, nutrindo as glândulas (o hipotálamo ou a glândula pituitária)
As qualidades adaptogénicas da maca permitem regular os valores, aumentando a produção de hormonas ou reduzindo, à medida da necessidade do corpo.
Outros factores que tornam a maca um super alimento são:
. A maca é um dos maiores afrodisíacos naturais
. A maca aumenta os níveis de fertilidade, aumentando a contagem de esperma, melhora a funcionalidade sexual e aumenta a libido
. A maca é um alimento completo e como qualquer alimento completo não tem limites no seu consumo, a moderação é a palavra-chave.
. Para as mulheres na menopausa a maca tem um efeito positivo, aumenta a libido e alivia os sintomas de depressão e ansiedade.
. A maca ajuda a aliviar as dores de cabeça, regulando os níveis de estrogénio e progesterona no corpo.
. A maca reforça o sistema imunitário
. A maca tem efeitos antidepressivos
A maca é um super alimento carregado de nutrientes e quando incorporada numa dieta saudável a maca tem muitos benefícios. Actualmente já se encontra no mercado algumas opções de maca na sua forma pura, ou adaptadas às necessidades de cada um.

Sugestão de batido proteico revigorante com maca

(ideal para tomar antes e depois de fazer exercício, ou como substituto de 1 refeição em regimes de perda de peso)
  • 250ml leite vegetal (soja, arroz, aveia, cânhamo, amêndoa..)
  • 2 colheres de sopa proteína vegetal (proteína de vegetal ou proteína isolada de soja)
  • 1 banana
  • 1 punhado de frutos vermelhos (morangos, mirtilos, amoras, framboesas…)
  • 1 colher sobremesa de cacau em pó
  • 1 colher sobremesa de maca

> Misturar todos os ingredientes na liquidificadora durante 1 minuto.

Poderá encontrar maca aqui.
Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário