Março 05 2021 0Comentários

Mouse de leite condensado – vegan

ovo vegan

Uma das maiores descobertas, para as receitas veganas foi a aquafaba. Ela permite-nos fazer sobremesas fofas e cremosas e para mim é sempre mágico ver a formação da espuma de aquafaba a acontecer. Seja em merengue ou suspiros, num bolo ou neste caso uma mousse, a aquafaba é um produto mágico.

Para quem não conhece ou ainda não experimentou, a aquafaba é simplesmente o liquido que resulta da cozedura de uma leguminosa, a mais comum é a do grão de bico, mas as de outros feijões também resultam bastante bem. Para incorporar em receitas, basta bater como a clara de ovo e ela fica pronta a utilizar. Não resiste muito tempo no frigorifico, mas se for preciso, basta bater mais algum tempo e a espuma forma-se novamente.

Adoro utilizar a aquafaba como creme, com algumas gotas de limão e açúcar. O açúcar deve ser o branco, os outros não permitem a criação de picos e elas não ficam perfeitas.

Para esta receita vou utilizar a aquafaba, tal como utilizei na mousse de chocolate. Aliás a receita é muito semelhante e podem ser feitas as duas e misturar num copo.

Utilizo o leite condensado de coco Nature’s Charm que é o mais idêntico ao site condensado tradicional que encontrei no mercado.

Receita de mousse vegana de leite condensado
Ingredientes
1 lata de leite de coco condensado Nature’s Charm
Aquafaba (1 lata de grão de bico)
1 embalagem de creme de coco para bater Nature’s Charm
bolacha Angelic Chocolate duplo moídas

Preparação da mousse
Não costumo cozer o leite condensado, mas se preferires podes fazê-lo, para isso coze-o previamente e apenas abre a lata quando já estiver bem arrefecida.

1. começa por bater bem o creme de coco e reserva
2. prepara a aquafaba em castelo e envolve com o leite condensado Nature’s Charm, acrescenta o creme de coco e envolve muito bem.
3. Tritura as bolachas.
4. numa taça coloca uma porção de mousse de leite condensado e uma camada de bolacha, cobre com a mousse de leite condensado.
5. leva ao frigorifico pelo menos duas horas para ficar fria e firme.

Vego

Escreva uma resposta ou comentário