Este ano o Natal foi uma surpresa, recebi o melhor presente que um vegano pode desejar, um Natal onde a familia se reune à volta de uma mesa, sem produtos de origem animal e onde todos colaboram para que não falte nada, desde a bebida até à doçaria, nunca imaginei que tal seria possível.
Confesso que não estava à espera e os preparativos foram deixados para a última hora, mas queria ter na mesa o que normalmente faz parte de uma ceia de Natal, passando pelos pratos tradicionais (que alterei um pouco) até aos doces e presentes.
A preparação da ceia começou cedo, comecei pelos doces que normalmente são mais demorados e requerem mais atenção. Da minha parte fiz o beijão vegan (que já tinha partilhado a receita no blog) e duas versões de aletria, uma mais tradicional onde substitui o leite de vaca pelo leite de amêndoa e coco e uma com leite de coco e especiarias, uma adaptação da receita de Golden Milk e que foi uma agradável surpresa ligeiramente picante.
Com os doces preparados foi a altura de começar a parte da ceia, normalmente na minha familia há sempre um prato de peixe (bacalhau cozido) e um de carne (peru). Quis manter esta orientação, mas substituí o bacalhau por um tofu com broa e o peru por uma receita de meatloaf de tempeh e arroz integral da Chef Chloe Coscarelli. Esta última foi a primeira vez que fiz e estava um pouco preocupada com o resultado final, mas acabou por ficar bem e substituiu perfeitamente a carne.
As entradas foi a parte mais simples de preparar, frutos secos, uma tábua de queijos veganos com compota de frutos vermelhos e laranja, alheiras veganas.
Houve ainda bolo rei vegano, rabanadas, bolo de abóbora, formigos e fruta.
Foi um natal diferente e apreciado por todos, que me deixou a pensar que pequenos gestos tem uma grande influência no mundo e em quem nos rodeia.
Deixo aqui a receita de rabanadas veganas que em vez de fritas, foram assadas no forno.
Ingredientes
1 – Pão
1 cacete de rabanada
500ml de bebida vegetal (soja, amêndoa, arroz ou outra)
1 casca de limão
1 colher de açúcar mascavado
2 – Calda de Açúcar
300ml de água
300ml de açúcar
1 casca de limão
Preparação do Pão
Aquecer o forno a 200ºC
Cortar o cacete de rabanada às fatias e reservar
Num tacho misturar os restantes ingredientes e levar ao lume até ferver.
Mergulhar as fatias na mistura e escorrer.
Colocar as fatias num tabuleiro com uma folha de papel vegetal ou untado com óleo de coco ou margarina vegetal.
Preparação da calda de açúcar
Misturar todos os ingredientes e deixar ferver durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.
No final colocar o pão numa taça e verter a calda de açúcar.
14 Novembro, 2017
Ideias fantásticas. Este ano vou colocar algumas em prática. Adoro rabanadas, e aqui está uma excelente forma de as manter na minha alimentação gulosa neste natal 🙂
29 Dezembro, 2016
Oi Beatriz!
Seu blog e suas receitas tem me ajudado muito na transição de ovolacto para uma alimentação vegana! Adorei a receita de rabanadas vegan, pretendo faze-la muito em breve. Também gostei muito do Beijão Vegan. E gostaria de onde você conseguiu o livro de receitas do Sesi? Beijos!
31 Dezembro, 2016
Olá Jackie, obrigada pelo retorno positivo, é sempre bom saber que estou a contribuir na transição para uma vida sem produtos de origem animal =)
O livro foi enviado pela editora e tem uma série de receitas veganas assim como uma introdução sobre os seus benefícios.
até breve, Beatriz
27 Dezembro, 2016
Tofu com broa yumiiiiiii 🙂
Uma ceia de natal toda vegan uauuuu! Vou experimentar a receita das rabanadas no forno 🙂