Quadrados de Polenta com Esparregado de Brócolos

ovo vegan

Este prato pode ser servido como entrada, ou como um prato numa mesa de lanche / picnic. É simples e o esparregado pode substituir a maionese ou acompanhar outros molhos.

Polenta
950ml de água
200gr de semolina de milho
60ml de bebida de soja / arroz
Sal qb
3 colheres de levedura de cerveja
3 tiras de tomate seco, cortadas finamente
Folhas de manjerona picadas a gosto
1 colher de sopa de azeite
Óleo para fritar

Preparação
Numa panela grande aquecer a água até levantar fervura. Quando ferver deitar a semolina de milho e mexer bem para que não cole à panela. Lentamente juntar o leite vegetal, o sal e a levedura de cerveja. Mexer a polenta com cuidado durante cinco minutos e reduzir o lume, para que não queime. Juntar o tomate seco e as folhas de manjerona picadas. Mexer bem até que fique bem grosso, cerca de 2 minutos.
Verter a polenta para uma travessa e deixar arrefecer. Se necessário colocar no frigorífico para arrefecer mais rápido. Quando a polenta estiver fria, cortar* aos quadrados e fritar em óleo bem quente.

Esparregado de Brócolos
Água qb
Sal qb
600gr de brócolos
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de farinha
Bebida vegetal sem açúcar
Gotas de limão

Preparação
Numa panela cozer os brócolos até ficarem macios. Temperar com uma pitada de sal. Quando os brócolos estiverem cozidos, escorrer a água e triturar os brócolos. Numa frigideira aquecer o azeite, adicionar o puré de brócolos e a farinha. Mexer e rectificar os temperos. Acrescentar o leite vegetal e mexer sempre, deixando engrossar. No final acrescentar umas gotas de limão.

Servir o esparregado como “dip” com os quadrados de polenta ao lado.

* A polenta pode ser cortada com formas de biscoito, para ficar com formatos mais divertidos.

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário