Será que a proteína vegetal processada é saudável? Esta pergunta, é frequentemente colocada e a resposta não é um simples sim ou não. Tudo depende da quantidade que consomes.
Nos últimos anos, o número de produtos subtitutos da carne aumentaram drasticamente nas prateleiras. Com um mercado global avaliado em mais de $5 bilhões em 2021 e previsto para alcançar mais de $33 bilhões até 2031, a variedades vegan incluem bacon, hambúrgueres, salsichas, pedaços de frango e mais, todos feitos de plantas, mas com aparência, sabor e modo de cozinhar semelhantes à carne animal. Atendendo ao aumento exponencial de veganos e flexitarianos, a indústria de proteínas alternativas está constantemente a inovar para criar produtos mais saborosos e com sabor e textura idênticos ao da carne.
Mas, embora o crescimento no mercado de proteínas vegetais seja empolgante, será que os produtos processados são realmente benéficos para a saúde? Estudos indicam que é melhor do que a carne animal, mas há considerações a ter em mente antes de incluí-la em todas as refeições.
O que é a proteína vegetal processada?
É um produto feito à base de plantas, criado para imitar a carne animal em aparência, sabor e modo de preparação, utilizando uma variedade de ingredientes não animais.
É saudável consumir proteína vegetal processada?
Quando substituis a carne animal processada, pela proteína vegetal processada é a opção mais saudável, sugerem pesquisas. Os produtos animais estão associados a um maior risco de doenças cardíacas e a carne vermelha é um carcinógeno do Grupo Dois.
Em contraste, um estudo recente sugeriu que a incorporação de uma média de duas porções de proteina vegetal na dieta pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Outra revisão, realizada em 2022 pela Universidade de Bath, no Reino Unido, examinou 43 estudos sobre o impacto na saúde e no meio ambiente de alternativas vegetais à carne e laticínios, sugerindo que são “melhores para o meio ambiente e para a saúde humana quando comparadas com os produtos animais que visam substituir”.
Sobre a carne vegan processada
A proteína vegan processada é geralmente mais baixa em gorduras saturadas, sendo uma escolha mais saudável nesse aspecto. É uma boa fonte de proteína vegetal e não contém colesterol. No entanto, tem desvantagens, como ser altamente processada, conter aditivos potencialmente prejudiciais e ter um alto teor de sódio.
Em resumo, uma dieta à base de plantas saudável deve enfatizar alimentos integrais, como frutas, legumes, nozes, leguminosas e grãos, mantendo produtos processados para ocasiões esporádicas. Não devem ser um elemento diário na alimentação, mas podem ser um deleite ocasional ou uma opção conveniente. Estudos suportam esta escolha, destacando os benefícios dos alimentos integrais, ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.