Julho 18 2023 0Comentários

Simplificar o Veganismo: Adaptá-lo ao Nosso Estilo de Vida

Uma das maiores preocupações que as pessoas têm quando ponderam adotar o veganismo é a ideia de que cozinhar ou preparar refeições é algo complexo e demorado. No entanto, é importante lembrar que podemos simplificar esse processo e ainda assim desfrutar de uma alimentação 100% vegetariana saudável e saborosa.

Muitas vezes a utilização de alimentos anlatados (leguminosas) é demonizada o uso de certos produtos e claro que devemos dar prioridade à utilização de alimentos naturais. Embora concorde que devemos sempre valorizar os alimentos inteiros e reduzir o consumo de processados, também entendo que o ritmo de vida nem sempre nos permite fazê-lo.

Aqui em casa, utilizamos maioritariamente tofu, tempe e seitan, mas temos sempre disponíveis produtos processados que nos permitem fazer uma refeição rápida. Por um lado, eu adoro as minhas almôndegas, mas por outro sei que nem sempre as consigo fazer com os miúdos a precisar de muita atenção.

Outro ponto são as leguminosas. Eu adoro leguminosas e utilizo-as sempre; para mim, o grão de bico e o feijão são os melhores alimentos que existem, versáteis e fáceis de utilizar. Apesar de gostar de cozinhar as leguminosas em casa, muitas vezes não consigo fazê-lo e é nessas alturas que recorro aos alimentos preparados ou enlatados. Normalmente peço à minha Mãe para cozinhar as embalagens sem sal, mas quando terminam, utilizo as compradas no supermercado.

Agora, no Verão, passo muito tempo fora com os miúdos e nessas alturas levo frutas embaladas porque são mais fáceis de dar e também porque não se estragam facilmente.

Este texto não é para dizer que devemos apenas comer produtos processados ou encher o congelador com almôndegas pré-cozinhadas, mas sim para que não te sintas culpado por utilizar estes produtos.

O nosso dia a dia já é muito corrido e, se não temos tempo para fazer “meal prep”, utilizamos estes produtos.

Outra sugestão que eu faço é também congelar alguns cozinhados. Adoro os meus hambúrgueres de beterraba e quinoa, e quando os faço congelo sempre (já cozinhados) para ser mais simples; quando preciso, apenas aqueço e estão prontos a comer. Esta sugestão resulta muito bem para hambúrgueres e almôndegas ou molhos como bolonhesa.

relacionado: hamburger de beterraba

Simplificar o veganismo é a minha abordagem pessoal que envolve adaptar essa escolha ao nosso estilo de vida. Podemos optar por alimentos processados quando necessário, explorar as opções disponíveis em lojas vegetarianas e encontrar um equilíbrio entre o veganismo e a vida social. O importante é fazer escolhas que sejam sustentáveis e adequadas a nós mesmos, sem nos sobrecarregar com ansiedade ou pressão. O veganismo deve ser uma jornada prazerosa e sustentável para cada um de nós. de nós.

Escreva uma resposta ou comentário