Junho 04 2021 0Comentários

Como substituir o ovo na alimentação?

ovo vegan

Saber cozinhar é uma arte e à medida que vamos aprendendo a fazer novas receitas, vamos também descobrindo novos truques que facilitam no dia-a-dia.

A alimentação de base vegetal é fantástica e existem muitos substitutos que podemos utilizar para cozinhar e a cozinha transforma-se num lugar mágico. Um dos substitutos mais surpreendentes que podemos encontrar é o substituto do ovo e as mil e uma maneiras de substituir a utilização do ovo nas receitas. Estes truques não são apenas para vegetarianos ou veganos, mas existe também muita gente com alergia ao ovo e que pode utilizar estas substituições para fazer bolos fofinhos, quiches, pasteis, entre outras receitas maravilhosas!

Já antes falei dos substitutos mais recorrentes e que facilmente encontramos na nossa cozinha, podes encontrar o artigo aqui. Mas desde essa altura (artigo já é antigo) já apareceram novos substitutos que podem ser facilmente encontrados em lojas vegetarianas ou dietéticas.

Se antes as novidades parecia que estavam todas do outro lado do oceano com a follow your heart, just eggs ou marcas similares, hoje em dia é súper fácil encontrar alternativas ao ovo que podem ser utilizadas por todos.

Aqui apresento 4 substitutos do ovo que podes utilizar em diferentes receitas:

Aquafaba – substituto de clara de ovo e claras em castelo


A aquafaba é um ingrediente mágico e maravilhoso, adoro a aquafaba e a sua facilidade em utilizar. A aquafaba não é nada mais do que a água de cozedura das leguminosas, sendo a água do grão-de-bico a mais utilizada.

Para utilizar a aquafaba basta bater a água da cozedura e acrescentar o ingrediente que se pretende, que ela fica com a consistência de claras em castelo. Podes utilizar a aquafaba para fazer pavlova vegan, suspiros vegan, molotov vegan, macarons vegan ou receitas que utilizem as claras de ovo para ficar mais fofinhas como moesses, bolos e até omeletes sem ovos!

Omelete sem ovos – substituto do ovo inteiro

Para fazer omelete vegan ou quiches, receitas que utilizem muitos ovos (gema) existem duas opções: a omelete vegan ou o veggs para ovos mexidos. Estes dois produtos são veganos mas permitem substituir perfeitamente os ovos em receitas 100% ovos, podes utilizar como ingrediente de ligação em bolos, também dão uma cor amarela muito bonita ou fazer omeletes, quiches, ovos mexidos, tudo o que a imaginação quiser. Eu gosto de utilizar estes dois para fazer Frittata, juntando apenas alguns legumes.

Omelete sem ovos Veggs

Omelete sem ovos Terra Vegane

Farinha de grão – substituto do ovo para omeletes e crepes

A farinha de grão foi o primeiro ingrediente que utilizei e desde essa altura que se tornou num ingrediente chave na minha cozinha. A farinha de grão pode servir para fazer omeletes e crepes. Para isso basta adicionar água até ficar com uma consistência semelhante aos ovos mexidos e está pronta a utilizar. Para ficar mais fofinho podes utilizar linhaça ou aquafaba.

A farinha de grão é muito fácil de encontrar, mas se tiveres um bom processador de alimentos podes triturar o grão seco e está pronto a utilizar.

Substituto do ovo para fazer a ligação em bolos ou massas

Para fazer a ligação existem substitutos com algum tempo do mercado e tive esse “choque de realidade” há pouco tempo. Estes substitutos são utilizados por quem tem alergia ao ovo e claro que podem ser utilizados por veganos!

Apesar de não ser possível utilizar para fazer as receitas acima descritas, estes substitutos funcionam muito bem como emulsionaste e elemento de ligação. Para utilizar basta acrescentar água das pedras e estão prontos a utilizar. A vantagem é que também são mais económicos que o ovo normal e uma embalagem dá para muitas utilizações.

Normalmente uso estes substitutos em doces que precisem de gema de ovo, como bolos, doces de colher ou bolos e massas. Como estes substitutos tem sal negro, dão aquele sabor a ovo às receitas.

Vego

Escreva uma resposta ou comentário