Substitutos do ovo

ovo vegan

Por vezes podemos pensar que os bolos veganos não são bolos, por faltar um dos ingredientes principais: o ovo. No entanto este é mais um mito.
Quando cozinhamos bolos, doces, pães, temos sempre os ingredientes base: ingredientes secos, algo que os faça crescer, e algo que faça a junção de todos, que na cozinha tradicional normalmente é o ovo. Este ingrediente actua como uma substância que cria a textura final do bolo, pão,…
No entanto aqui ficam umas substâncias que podes explorar se quiseres repetir aquele bolo da infância ou experimentar uma receita nova, e retirar os produtos animais. Por vezes pode ser necessário adicionar um pouquinho mais de líquido para a mistura não ficar demasiado seca.

Puré de maçã
Equivalência de um ovo:  1/4 copo
Funciona melhor em: bolos, barras, pão, e muffins

Sementes de linhaça
Equivalência de um ovo:  1 colher de sobremesa mais três colheres de água. Mexer e deixar repousar por alguns minutos, até ficar com uma consistência semelhante à da clara de ovo.
Funciona melhor em: brownies, bolachas e pães doces

Tofu
Equivalência de um ovo:  1/4 copo em puré
Funciona melhor em: bolos de textura densa, tartes, pães e muffins

Frutas e vegetais em puré
Equivalência de um ovo:  (banana, courgette, cenoura, pêra) 1/4 copo; se a receita já inclui frutas ou vegetais, o ovo pode ser substituído por uma colher de leite de soja para substituir o ingrediente húmido
Funciona melhor em: pão, muffins, bolos

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário