Fevereiro 02 2023 0Comentários

Vitamina D – origem animal ou vegetal?

Um dos maiores mitos sobre a alimentação plant based (vegan) é a necessidade de tomar muitos suplementos, aliás quando alguém diz que é vegan a primeira pergunta é sempre “que suplementos tomam?”.

Esta pergunta pode-se estender ainda mais quando alguém está ligado ao desporto”se come carne, tem que compensar com suplementos”, os suplementos alimentares são vistos como algo milagroso capaz de substituir qualquer défice alimentar, mas será mesmo assim?

A minha alimentação mudou há alguns anos e perto de fazer 20 anos sem qualquer produto de origem animal, os suplementos alimentares não fazem parte da minha rotina, salvo algumas excepções que são a vitamina b12, a vitamina d e claro na gravidez o multivitamínico pré-natal, ómegas e o ferro. Ou seja nada de extraordinário e que faz parte da maior parte da suplementação.

Não sou muito rígida na toma das vitaminas ou seja, não tenho uma rotina para o fazer mas durante o inverno tento sempre reforçar a vitamina D, já que passo pouco tempo fora de casa e considero-a importante.

Infelizmente o estilo de vida actual faz com que muita gente tenha falta de vitamina D e por isso precise de suplementar, aliás, segundo as novas directrizes a vitamina D é aconselhada a maiores de 65 anos, grávidas, pessoas com obesidade, bebés prematuros (e não só).
A vitamina D é um nutriente importante para a saúde dos ossos e pode ser encontrada em alguns alimentos (animais ou vegetais) mas também podemos obter através da exposição solar.

Apesar da maior parte dos alimentos onde encontramos a vitamina D ser de origem animal, também é possível encontrar em alimentos vegetais, como os cogumelos ou alimentos fortificados com vitamina D, mas apesar de tudo, quando necessário, é recomendada a suplementação de vitamina seja através de gotas, ou cápsulas vegetais.

Vitamina D3 vegan – existe
Apesar de ser recente, a vitamina D3 de origem vegetal já existe e normalmente é extraída de fungos ou algas e apresenta o mesmo benefício da vitamina D de origem animal e é uma excelente fonte de colecalciferol para vegans.

A maior parte das marcas não especifica a origem da vitamina D e a maior parte dos suplementos de vitamina D são de origem animal, como por exemplo o colecalciferol extraído da lanolina, por isso na dúvida será sempre recomendado procurar marcas vegan de suplementos ou suplementos que indiquem a origem dos ingredientes.

Tags:

Escreva uma resposta ou comentário