Agosto 24 2019 0Comentários

Receita vegan de seitan com molho de manga

comsética vegan

Quando era pequena, começaram a aparecer os primeiros restaurantes asiáticos que serviam pratos muito diferentes do que estava habituada. O contraste de sabores doce / salgado era o que mais me atraía nestes restaurantes. Apesar de adorar comida asiática, no Porto é difícil encontrar restaurantes que sirvam pratos de base 100% vegetal e por isso a opção muitas vezes é fazer em casa.

A vantagem de fazer em casa é poder adaptar aos nossos sabores. Esta é uma receita que normalmente faço com sumo e raspa de laranja, mas desta vez quis utilizar manga e em vez de tofu, utilizei seitan, feito em casa que fica com uma textura e sabor mais carnudo.

A receita de seitan podes ver aqui, mas em vez dos temperos apenas utilizei 4 dentes de alho grandes, sal e molho de soja.

A parte mais deliciosa desta receita é que foi executada num final de dia com a minha prima que a fez do início ao fim seguindo apenas as instruções do papel.

O arroz aromatizado com coco foi cozinhado de forma normal, 1 medida de arroz para 2 de água e 1/2 de leite de coco (para ficar mais “sticky”).

Receita de Seitan com molho de manga e amêndoa

Ingredientes:
250 gramas de seitan (receita aqui)
1 lata de manga em pedaços + 1 copo de água
2 colheres de sopa de agave ou mel vegan
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
2 dentes de alho (inteiros)
Farinha, sem fermento
Azeite para fritar
Amêndoas para decorar

Preparação
1. Começa por fazer o seitan, o mais natural possível, sal, molho de soja e alho, para que os sabores não fiquem muito intensos.
2. Quando o seitan estiver cozido, corta em pedaços pequenos e envolve-o na farinha. Frita o seitan.
3. Entretanto, tritura a manga com a água, adiciona o xarope de agave, o molho de soja, o gengibre em pó e os dentes de alho e coloca-os numa panela.
4. Depois de frito, coloca o seitan no molho de manga e deixa cozinhar até começar a reduzir.
5. Serve com arroz e se gostares um pouco de coentros picados e as amêndoas levemente torradas.

The Humble Co

Escreva uma resposta ou comentário