Spirulina

A Espirulina ou Spirulina, é uma micro alga-azul extremamente rica em proteínas.

Com a forma espiral, a spirulina pertencente ao grupo de 1500 espécies de plantas aquáticas microscópicas, que cresce naturalmente em lagos tropicais e subtropicais com altas concentrações de pH, carbonato e bicarbonato. As mais utilizadas são Spirulina maxima e a Spirulina platensis.
A sua cor azulada vem das ficocianinas, que conferem uns pigmentos azuis, a clorofilina dá-lhe um pigmento verde e os carotenóides pigmentação laranja.
A espirulina é o alimento mais completo conhecido e foi desde os primórdios, uma fonte suplementar das populações que habitavam perto de lagos, já os aztecas adicionavam spirulina às suas refeições, assim como algumas populações do Norte de África. Na alimentação contemporânea, a spirulina só foi reentruduzida há cerca de 30 anos, sendo que países como o japão, a França e os Estados Unidos consideram esta alga uma das maiores descobertas no campo da alimentação natural.

Composição da Espirulina e benefícios para a sua saúde

A espirulina contém cerca de 85% a 95% de proteína digerível.
Os aminoacidos presentes na espirulina são: , vitaminas, fitonutrientes e minerais, dos quais a vitamina B12, antioxidante betacaroteno, ácido gamalinoleico,  ferro e clorofila.Os fitonutrientes (que actuam no sistema imunitário e promovem a saúde das células) como os sulfolípidos, os polissacáridos e as ficobilinas.

A toma de espirulina é útil na manutenção da saúde, como fonte de energia, na desintoxicação do organismo, na prevenção de acidentes vasculares e infecções e no alívio de sintomas menstruais. A fenilalanina presente na espirulina, causa uma sensação de saciedade que leva uma pessoa a comer menos, podendo ser consumida por pessoas obesas, sem o risco de perdas nutricionais. Não existem restrições para a toma da espirulina, todos a podem consumir, especialmente quem sofre de problemas ao nível do aparelho digestivo.

A espirulina é muito utilizada por que segue regimes alimentares restritos, como no caso dos vegetarianos, que a consomem pelo seu alto teor em vitamina B12. Para os atletas recomenda-se dado à sua alta concentração proteica (20 vezes o valor da soja e 200 o da carne de vaca) e ausência de gorduras ou hidratos de carbono. A espirulina em comparação com outros suplementos é melhor digerida e absorvida.

Composição:
Proteínas: (85% /90%), incluindo aminoácidos essenciais
Vitaminas: A, D, B2, B6 e B12
Antioxidantes: betacaroteno, clorofila e ficocianina

Comprar espirulina – spirulina na loja vegetariana online

loja vegetariana

37 comments

  1. Mas afinal o que contém de bom para a saúde face a isto tudo?

    Responder
  2. Tem um errinho ai, na parte em que cita os nutrientes, está se referindo a eles como aminoácidos: “Os aminoácidos presentes na espirulina são: , vitaminas, fitonutrientes e minerais, dos quais a vitamina B12, antioxidante betacaroteno, ácido gamalinoleico, ferro e clorofila.Os fitonutrientes…” pois aminoácidos são somente o resultado da quebra da molécula de proteína…

    Responder
  3. Gostaria de saber se quem tem gota pode consymir spirulina

    Responder
  4. ADOREI !! Não conhecia, mas depois de ler fiquei impressionada com todos os benefícios que contém.

    Responder
  5. Olá, tenho algumas dúvidas: essa spirulina é uma alga ou bactéria? É rica ou não em vitamina B12? Quem é vegetariano só adquire vitamina D pelos raios solares? Obrigado pela atenção.

    Responder
    1. Olá Rai. A Spirulina é uma cianobactéria, ou seja, uma bactéria que faz fotossíntese.
      Ela é rica em vitamina B12 sim, mas estudos dizem que ela é análoga em nosso organismo, acredito que precisamos de mais estudos pra afirmar ou não sobre esse assunto.

      Responder
    2. Olá Rai,
      O corpo produz a Vitamina D a partir do colesterol, quando a pele é exposta à luz solar, convertendo o colesterol na tão importante vitamina.
      Quem nao segue uma dieta vegetariana, tem mais opcoes como fonte da Vitamina D: Óleo de fígado de bacalhau, salmão , sardinha e atum sao ótimas fonte de vitamina D.

      Responder
  6. muito bom

    Responder
  7. bom dia, peço desculpa pela correção , mas a spirulina é uma bactéria fotossintética ou cianobactéria. É um erro muito frequente chamar-lhe microalga, mas estas são organismos eucariotas com núcleo, enquanto que a spirulina é unicelular, procariota, sem núcleo, logo só pode ser uma bactéria. Pensa-se que terão sido os primeiros organismos a aparecer.

    Responder
  8. Bom dia, apenas uma dúvida, fala-se de muitas propriedades nutricionais da spirulina, vários artigos digitados em blogs, mas pesquisando para comprar em varios lugares, seja na web ou em lojas físicas, todas as marcas que vejo em suas tabelas nutrionais é praticamente limpa, dando a entender ou que o produto não tem nada desses minerais e aminoácidos ou que não possuem quantidades suficientes, ou seja, os próprios fabricantes não expoem algo que seria ótimo para suas vendas ou porque em pesquisas não encontram os nutrientes e para não se comprometerem ficam calados apenas deixando os artigos circularem na internet impulsionando as vendas.

    Eu comprei um pote, irei começar a tomar, mas fiquei com essa baita dúvida.

    Responder
    1. Oi Rafael. Para se montar uma tabela nutricional devemos seguir regras e infelizmente nestas regras acaba por não mostrar a dimensão nutricional dos produtos pois são feitas em cima de porções muito pequenas e com os arredondamentos acaba ficando zerado, a qual a grande maioria das pessoas não se detêm, bem como informações nos rótulos, não existe espaço suficiente e também tem muitas regras a seguir, que mesmo com pesquisas científicas não é permitido expor no rotulo. Tenho certeza que vai comprovar muita coisa que lê por experiência própria, mas compre sempre uma Spirulina que saiba a procedência.

      Responder
    2. Caro Rafael eu tomo um suplemento da Marca Americana Young Living chamado Multigreens que contém spirulina.
      Entre em contacto comigo se quiser mais informações.

      Responder
  9. E sabe a que ?

    Responder
    1. Olá, o sabor da spirulina é semelhante ao das algas, mas forte, o que pode ser estranho no início.

      Responder
  10. Gostaria de receber a Newsletter .

    Responder
    1. Olá Catarina, aindanão tenho Newsletter =(

      Responder
  11. Sobre a soja, só é benéfica se for fermentada. Para mais informações, busquem vídeos do Dr. Lair Ribeiro no YouTube, ele é um dos maiores nutrólogos e cardiologistas do mundo e dá uma aula sobre saúde. Vale a pena pesquisar.

    Responder
  12. Boa tarde, sou vegetariana mas nunca consumi spirulina, mas nas últimas análises verifiquei que estou com uma ligeira anemia. Esta alga em comprimidos será boa para o caso?
    Já agora e para o colesterol??
    Obrigada

    Responder
  13. Olá Bom Dia,

    acho muito bom e saudável ter uma alimentação vegetaria.
    Estou tentando e espero em Deus conseguir, pois durante minha vida inteira me alimentei de proteína animal, especialmente carnes vermelhas.
    Quero me tornar vegetariana.

    Um abraço a todos.!

    Responder
  14. Estou na menopausa e uso proteína de soja na alimentação, como se fosse carne moída ou misturada ao feijao, também complemento a minha dieta com cápsulas de lecitina de soja, ômega 3 EPA, vitamina D em gotas e cálcio, as ondas de calor ainda existem mas não tão severas.

    Responder
    1. Olá, as isoflavonas de soja ajudam a reduzir os sintomas da menopausa, tais como as ondas de calor, as alterações na pele, unhas e cabelos. =)

      Responder
    2. Damauri, sabe-se hoje que a suplementação de cálcio é desnecessária, inclusive porque você já toma vitamina D3 que potencializa o cálcio da alimentação. Só falta mesmo você repor Cloreto de Magnésio PA que é indispensável para direcionar esse cálcio potencializado para os ossos, evitando inclusive que esse cálcio se instale nas articulações te limitando os movimentos e nas artérias coronárias, podendo te levar à arteriosclerose. O Cloreto de Magnésio PA, ainda te auxilia nos inconvenientes da menopausa.

      Responder
  15. Olá, gostaria de saber se há estudos sobre utilização de spirulina para suplementação de proteína em pacientes após gastroplastia. Eu não gosto muito de carne, queria seguir uma dieta semi-vegetariana, mas a nutricionista está meio que me “obrigando” a consumir 72 g de proteína animal por dia.

    Responder
    1. Olá Ana.
      Poderá incorporar outros alimentos vegetais na sua alimentação. Não só spirulina, para não sofrer outras carências alimentares.

      Responder
  16. Olá!

    Encontrei seu blog quando buscava informações sobre a Espirulina.
    Estou interessada por alimentação saudável e sei pouca coisa.
    Espero aprender a praticar hábitos saudáveis , visto que estou passando pelo processo de menopausa com muita dificuldade. Se puder me ajudar, ficarei grata!

    Um abraço: Maria Alves

    Responder
    1. Olá Maria Alves. Tentarei responder às suas dúvidas. :)
      Até breve

      Responder
  17. A spirulina é um óptimo suplemento
    MAS….. NÃO É FONTE FIÁVEL DE B12! Qualquer nutricionista atesta!

    Como Vegan informada há quase 20 anos sei que as algas e outras plantas contêm ANÁLOGOS da vitamina B12 (falsa B12) que podem imitar a verdadeira B12 nos testes ao sangue, mas que na verdade interferem no metabolismo da vitamina B12.

    nenhuma fonte de vitamina B12 feita a partir de plantas foi certificado. Estes são os exemplos mais conhecidos de alimentos vegetais que contêm análogas da vitamina B12:

    Spirulina
    Nori
    Miso
    Wakame

    Para repor a B12 SÓ com suplementação, de preferência, de Metilcobalamina sublingual para melhor absorção.

    Responder
    1. Análogos de vitamina B12 não imitam a B12, e não são anagonista. Não foi demostrado que eles pegam o lugar onde a vitamina B12 iria agir.
      A spirulina possui ao redor de 20% de vitamina B12 funcional e 80% de análogos. Os 20% correspondem a 100% das necessidades diárias no caso de um consumo de 5g.
      Um estudo na holanda em 2014 verificou a biodisponibilidade de vitamina B12 do Nori e da Spirulina em comparação com a vitamina B12 pura , para ratos com deficiência em vitamina B12 . Não foi verificado diferença de peso geral , de peso de figado ou de rins entre os três tratamentos. Os três tratamentos resolveram a deficiência em B12. (vitamina B12 content and bioavalability of spirulina and nori).
      Gostaria de lembrar que a spirulina é utilizada em crianças com malnutrição aguda e que nenhuma dessas crianças apresentou carencia em vitamna B12 durante sua recuperação

      Responder
      1. Se a moderação aprovar os comentários anteriores, ignore por favor hahaha. Eu li o artigo e a pesquisa que foi feita, entretanto é uma pesquisa bem recente e com pouca repercussão contra muitos nutrólogos e nutricionistas especializados em alimentação vegana que discordam da confiabilidade dessas algas . Mas no caso, o que o artigo fala é diferente do que você disse aí, pelo que entendi. Sobre a espirulina, especificamente, diz que era 83% falsa b12 e 17% b12 e que vários estudos mostravam resultados controversos, que era confuso e era preciso mais estudo para clarear os entendimentos a respeito da espirulina em humanos. Se eu tiver lido errado, por favor, me corrija.
        “Edible Cyanobacteria.
        Some species of the cyanobacteria,
        including Spirulina, Aphanizomenon, and Nostoc,
        are produced at annual rates of 500-3000 tons for food and
        pharmaceutical industries worldwide (61). Tablets containing
        Spirulina sp. are sold as a health food fad, since it is
        known to contain a large amount of vitamin B12 (62). We
        found that commercially available spirulina tablets contained
        127–244 lg vitamin B12 per 100 g weight (63).
        When two corrinoid compounds were characterized from
        the spirulina tablets, the major (83%) and minor (17%)
        compounds were identified as pseudovitamin B12 (adeninly
        cobamide) and vitamin B12, respectively (Fig. 2). Several
        groups of investigators indicated that pseudovitamin B12 is
        hardly absorbed in mammalian intestine with a low affinity
        to IF (64, 65). Furthermore, researchers showed that
        spirulina vitamin B12 may not be bioavailable in mammals
        (63, 66). Herbert (67) reported that an extract of spirulina
        contains two vitamin B12 compounds that can block the
        metabolism of vitamin B12. And van den Berg et al. (68)
        demonstrated that a spirulina-supplemented diet does not
        induce severe vitamin B12 deficiency in rats, implying that
        the feeding of spirulina may not interfere with the vitamin
        B12 metabolism. Further studies are needed to clarify
        bioavailability of spirulina vitamin B12 in humans.”

        Responder
        1. Gabriela, comentários “desaprovados” =)

          Responder
      2. A B12 proveniente das algas não é activa. Estou muito bem informada e posso assegurar que a única análise eficaz é ao ácido metilmalónico (MMA) no sangue ou na urina justamente por a B12 análoga iludir o resultado da análise à B12 no sangue. Informem-se porque conheço crianças com problemas graves por falta de B12 porque os nutricionistas não estavam informados.

        A B12 cria-se a partir de bactérias, nenhum alimento de origem vegetal é fonte de B12 activa e a única forma segura de a obter é através de suplementos.

        Cerca de 50% de vegetarianos e 40$ de carnistas tem falta de B12. Com a industrialização e higienização dos alimentos, até do fígado de animais é complicado obte-la.

        Todos nós sintetizamos B12 no intestino mas muito poucos de nós a consegue reter. é geralmente expelida rapidamente pelas fezes antes de ser absorvida. No entanto, conheço alguns casos de veganos que não precisam de tomar. Não é o meu. Já estava com carência e as análises à B12 continuavam a mostrar níveis normais. Só quando fiz ao ácido metilmalónico confirmei que estava bastante abaixo do desejável.

        Há crianças com problemas cognitivos pela carência de B12 e se não for corrigido a tempo pode ser irreversível

        Não se brinca com a saúde das pessoas. Informem-se com especialistas em nutrição vegetariana. Não ovolactovegetariana.

        Responder
  18. Deve-se tomar ou não?

    Responder
    1. A espirulina é um ótimo suplemento alimentar e pode ser integrado na alimentação.

      Responder
  19. comecei a tomar e sinto uma leve dor-de-cabeça no dia seguinte toda vez q tomo…

    Responder
    1. Olá Chirley Maria. Na compra de Spirulina você precisa saber a procedência e ela deve estar bem vedada e em embalagem que não passe luz.

      Responder
  20. A vitamina B12 da spirulina não é absorvida pelo corpo humano

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário