Maio 16 2023 0Comentários

“De onde vem a proteína?”

Com certeza que já te perguntaram 10000 vezes “de onde vem a proteína” ou “é impossível comer proteína numa alimentação vegetariana”. A proteína só ganha importância quando nos tornamos veganos, antes da nossa decisão de mudança de estilo de vida, ninguém queria saber da proteína.

As proteínas são importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, tais como a construção e reparação de tecidos, produção de hormonas e enzimas, a manutenção de um sistema imunológico saudável e a produção de energia quando os hidratos de carbono ou gordura estão em baixo. Elas também são essenciais na fase de crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Mas como já referi anteriormente, a preocupação com a proteína só aparece quando nos tornamos vegan, pois existe um estigma em relação ao veganismo.

Lembro-me que quando comecei a dar os primeiros passos no veganismo foi recomendado que comesse um ovo por semana para ir buscar a proteína, claro que esta sugestão não foi feita por um nutricionista mas por outro profissional que tinha e continua a ter muitas reservas sobre o veganismo. Na altura perguntei se o ovo tinha toda a proteína necessária e também não soube responder.

Para evitar constrangimentos deixo aqui uma lista de alimentos ricos em proteína vegetal que podes incluir na tua alimentação:

De onde vem a proteína na alimentação vegana? Alimentos ricos em proteína vegetal:

1. Leguminosas: As leguminosas são uma excelente fonte de proteína vegetal, incluindo lentilhas, feijões, grão-de-bico, ervilhas e soja. Além disso, as leguminosas são ricas em fibras, vitaminas e minerais essenciais.
2. Nozes e sementes: As nozes e sementes são ricas em proteína, gorduras saudáveis e nutrientes essenciais. Algumas opções incluem amêndoas, nozes, sementes de abóbora e sementes de chia.
3. Cereais: como quinoa, trigo integral, arroz integral e aveia, são ricos em proteínas e também em fibras, vitaminas e minerais.
4. Soja: A soja é uma fonte completa de proteína vegetal, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo precisa. Além do mais, a soja é rica em fibras, ferro e cálcio.
5. Vegetais de folhas verdes: Os vegetais de folhas verdes, como espinafre, brócolos e couve, contêm quantidades surpreendentemente altas de proteína, além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais.

A quantidade diária recomendada de proteína varia de acordo com a idade, sexo e nível de actividade física, mas geralmente é de cerca de 0,8 gramas por quilo de peso corporal para adultos. A quantidade pode ser maior para atletas ou para quem tem um estilo de vida mais intenso.

Por isso, apesar de a proteína ser essencial para o corpo humano, através da alimentação vegetariana equilibrada é possível obter os valores de proteína. Quando te colocarem a questão pensa que muitas vezes pode ser desconhecimento, preocupação ou até mesmo curiosidade, por isso ruma resposta assertiva pode ser o melhor caminho.

Escreva uma resposta ou comentário