Outubro 06 2020 0Comentários

Receita de Filetes de Flor de Bananeira

ovo vegan

Dizia o Dr. Emílio Peres, um dos primeiros nutricionistas portugueses a defender uma dieta vegetariana, que fritos só deviam comer-se uma vez por mês. Sendo assim, que valha a pena. Por exemplo: que tal uns belíssimos filetes de flor de bananeira, com um suave e exótico sabor a mar?

E onde é que se arranja uma bananeira para colher a flor? Encontras flor de bananeira em conserva na tua Loja Vegetariana.pt. e podes fazer com ela um petisco que não será para todos os dias, mas que merece bem a honra do “frito mensal”!

Ainda para mais, este ingrediente tão fora do comum tem propriedades nutricionais que não são de desprezar, constituindo um reforço de vitaminas A e C, e também de ferro.

Com a versão em marinada de algas, podemos aproveitá-la para fazer o polme, reforçando o gosto a mar dos filetes. A textura e o sabor, parecidas com a do palmito, dão-lhe um toque exótico, mas a referência é nitidamente marítima. Assim como uma brisa do mar que vem do prato, sem o cheiro demasiado forte do peixe…

Aconselha-se a servir quente, com acompanhamentos que não se sobreponham ao seu sabor suave: arroz branco e uma salada simples, cuscuz, etc.

Bom apetite!

Receita de Filetes de Flor de Bananeira

Ingredientes:
1 lata de Flor de Bananeira de conserva Nature’s Charm* (de preferência, a versão que já vem numa marinada de algas)
3 colheres de sopa de farinha
1 copo (medidor) de água (se usar a flor de bananeira marinada em algas, use a própria salmoura que vem na lata, para dar mais sabor – os ingredientes são totalmente naturais)
Sal e pimenta preta a gosto, e uma pitada de curcuma (açafrão das Índias), para um tom mais amarelinho e um reforço dos antioxidantes
Óleo de amendoim para fritar (ou outro que resista bem ao calor sem se deteriorar)

Opcional: salsa, piripiri

Preparação:
1. Bater a farinha e a marinada / água num polme sem grumos, e temperar com sal e pimenta (se preferir um polme mais líquido ou mais grosso, é só variar as proporções de líquido e farinha). Reservar.
2. Retirar a flor de bananeira da lata e cortar em pedaços do tamanho pretendido – do tamanho de um dedo será o ideal.
3. Aquecer o óleo.
4. Quando o óleo estiver pronto a fritar, mergulhar cada pedaço da flor de bananeira no polme, escorrer um pouco e mergulhar no óleo a ferver. Fritar cerca de um minuto de cada lado. Repetir até acabar.
5. Para retirar alguma da gordura, pode ir colocando os filetes num prato, em cima de papel absorvente ou guardanapos de cozinha.
6. Pode polvilhar-se com salsa/piripiri antes de servir bem quente.

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário