Maio 11 2013 16Comentários

Receita de hambúrgueres de lentilhas e grão de bico – Sabor Fazer

ovo vegan

Ingredientes:
300 g de lentilhas vermelhas/coral
azeite q.b.
2 cebolas, cortadas às rodelas
1 colher de sopa de mistura de caril em pó
1 colher de sopa de gengibre em pó
300 g de grão de bico cozido
1 cenoura ralada
1 mão cheia de coentros frescos, picados
pão ralado q.b.
sal marinho q.b.
pimenta preta em grão, moída na hora q.b.
farinha de grão de bico, q.b. para ajudar a moldar os hambúrgueres

Preparação:
Cozer as lentilhas numa panela com água e sal, destapadas e durante 10 minutos. Escorrer e reservar.
Aquecer um fio de azeite numa wok/frigideira e juntar as cebolas, o caril e o gengibre. Mexer até as cebolas ficarem macias e aromáticas. Reservar.
Num processador, ou com a varinha mágica, triturar o grão de bico, metade das lentilhas e da cenoura e a mistura de cebola, até obter uma pasta.
Passar tudo para uma taça, juntar as restantes lentilhas e cenoura, os coentros, pão ralado, um pouco de sal e pimenta e misturar bem, com as mãos. Juntar um pouco de farinha de grão de bico, até a massa ficar moldável e se soltar das mãos. Moldar os hambúrgueres com o tamanho pretendido e, usando a mesma wok/frigideira, cozinhá-los (de ambos os lados) com um pouco de azeite, o suficiente para não agarrar, até ficarem dourados e crocantes.

Abóbora assada com sementes de papoila, sésamo e alecrim

Ingredientes:

abóbora, cortada aos cubos uniformes
alguns dentes de alhos, laminados
sal marinho
gomásio (ou sementes de sésamo)
sementes de papoila
alecrim
azeite virgem

Preparação:

Pré aqueça o forno a 180 graus. Disponha os cubos de abóbora num tabuleiro e polvilhe com o sal, o gomásio (não esquecendo que esta mistura contém sal), as sementes de papoila e o alecrim. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno durante cerca de 40 minutos ou até a abóbora ficar dourada.

Para quem quer optimizar o tempo dedicado à cozinha, não desperdiçando tempo nem recursos, a Sabor Fazer pode ajudar a programar menus e/ou refeições e a gerir despensas. Além disso, sugere menus previamente planeados e nutricionalmente equilibrados, receitas saudáveis, saborosas e simples de concretizar, diferentes ingredientes, combinações e partilha muita, muita informação.

Para quem quer dar os primeiros passos na aventura vegetariana, a Sabor Fazer pode ajudar com o incentivo certo: sugere menus, receitas 100% vegan, ingredientes naturais e biológicos, combinações e mais combinações e partilha muito conhecimento. Além disso, acompanha percursos, respeitando o ritmo de cada principiante, esclarecendo dúvidas e desmotivando receios normalmente associados a este estilo de vida e forma de alimentação.

Programar refeições, fazer compras, escolher e combinar ingredientes, cozinhar, programar, comprar, cozinhar, programar, comprar, improvisar, improvisar… No meio de tudo isto, só tem que escolher um menu Sabor Fazer, esperar pela encomenda e cozinhar!

Sabor Fazer

image

T. 302010201               [email protected]               saborfazer.pt

 

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário