Abril 26 2013 10Comentários

Receita bacon de tempeh vegano

ovo vegan
Durante conversas sobre o vegetarianismo costumo defender que a nossa alimentação não tem nada de estranho, uso ingredientes que toda a gente usa!
Batatas, feijão, arroz, legumes, nada de diferente do normal! Mesmo o tofu e o seitan já não são nomes desconhecidos para a maior parte das pessoas.
Mas tempeh… Confesso que da primeira vez que vi tempeh até a mim me pareceu estranho e nem sabia o que fazer com ele.
O tempeh é tipico da Indonésia e é fabricado a partir da fermentação de feijões de soja cozidos. Super nutritivo, sem colesterol nem gorduras saturadas e rico em proteínas o tempeh é um excelente alimento não só para vegans ou vegetarianos mas para quem quer uma alimentação mais saudável.
Inspirada por diversas receitas que fui encontrando, aqui está a minha versão.
Ingredientes
  • 1 pacote de tempeh embalado em vácuo (já experimente o de frasco e não gostei)
  • 4 colheres de sopa de molho de soja
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 + 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1 + 1/2 colher de chá de pimentão doce
  • 1/4 de colher de chá mal cheia de melaço (ou um bocadinho mais de açúcar amarelo)
  • Azeite q.b.
Como preparar
  • Cortar o tempeh aos rectângulos.
  • Juntar os restantes ingredientes e mexer bem.
  • Deixar o tempeh a marinar na mistura feita, no mínimo 30 min.
  • Numa frigideira com um fio de azeite deixar o tempeh dourar dos dois lados.
A junção do molho de soja com o vinagre balsâmico dá um sabor caramelizado ao tempeh que é divinal!
Uso principalmente em pizzas mas fica óptimo num prato de massa, numa sandes ou numa salada!
A receita de bacon de tempeh é oferecida pela Patricia, do blog Not Guilty Pleasure, que também  partilha a sua mudança para o vegetarianismo. Aqui podem ler uma parte da sua história e caminho para o Veganismo.

“Há cerca de 3 anos atrás iniciei, com o meu namorado, Filipe, o caminho para um modo de vida vegetariano. Aos poucos fomos deixando os alimentos de origem animal e fomos mudando os nossos hábitos, tendo o cuidado de escolher produtos amigos do ambiente e dos animais, desde a nossa roupa aos nossos detergentes ou produtos de higiene.

Hoje em dia a nossa vida em conjunto é totalmente vegan!

O Filipe aderiu ao veganismo há quase 2 anos, eu ainda sou vegetariana, consumindo, ocasionalmente, fora de casa, alguns derivados, como o queijo, mas estabeleci a meta de os deixar ainda este ano, pois cada vez me sinto melhor comigo mesma tendo com uma alimentação inteiramente vegan!

Foi há pouco tempo que começámos esta nossa mudança de vida mas de há 3 anos para cá notamos com alegria que o movimento vegetariano tem aumentado! Cada vez se fala mais sobre isso, cada vez há mais informação, mais pessoas interessadas e felizmente mais oferta de produtos!

Aliei o meu gosto em cozinhar à vontade de mostrar a amigos, e a quem quiser visitar o blog, que as nossas refeições são equilibradas, saborosas e que a maioria dos ingredientes são os utilizados na alimentação “normal”.”

o blog Not Guilty Pleasure pode ser visitado aqui e fiquem a conhecer mais uma selecção de receitas 100% vegetarianas, 100% veganas, 100% deliciosas. 🙂

Vitalinti

Escreva uma resposta ou comentário