Maio 10 2021 0Comentários

7 maneiras de utilizar a levedura nutricional!

Se há ingrediente que eu não dispenso, é a levedura nutricional (nutricional yeast). Adoro o seu sabor e aplico-a em quase todas as receitas para impulsionar o sabor da comida.

Menos conhecida que a levedura de cerveja, a levedura nutricional é um produto mais recente no mercado português, com mais expressão nos últimos 3 anos. Se a sua aparência é muito semelhante, o sabor já é diferente, sendo a levedura de cerveja mais amarga do que a levedura nutricional. Basicamente te a levedura nutricional é vendida em pó ou flocos e a sua aparência é amarela. O sabor é uma variação entre nozes, queijo, salgado e umami e é utilizado para dar mais sabor a pratos veganos.

Diferença entre levedura nutricional e levedura de cerveja

A levedura de cerveja, tal como o nome indica é um subproduto da produção de cerveja e normalmente é derivada da cevada que lhe dá o sabor amargo enquanto a levedura nutricional resulta da fermentação do melaço ou beterraba com um sabor mais suave.

Como complemento alimentar, a levedura nutricional é uma boa fonte de proteína e sem glúten, sendo rica niacina, ácido fólico, zinco, tiamina e selénio. Uma das vantagens da levedura nutricional é que normalmente é fortificada com vitamina B12, sendo uma excelente opção para quem segue uma alimentação de base 100% vegetariana e não gosta de tomar suplementos!

Mas como utilizar a levedura nutricional?

Esta é uma das grandes dúvidas que muita gente tem, quando se depara com a levedura nutricional! A levedura nutricional não substitui o fermento químico ou de padeiro, são produtos diferentes.

A minha favorita é a levedura em flocos e é a que mais utilizamos cá em casa, tanto humanos como não humanos, apesar de também gostarmos com sabor, os flocos adaptam-se facilmente a todas as receitas. Basicamente, a levedura nutricional é um tempero muito versátil.

1. Sopas

Esta é talvez a utilização mais popular da levedura nutricional e também uma das mais fáceis. Gosto de utilizar a levedura nutricional em sopas ou cremes para torná-los mais cremosos e também com mais sabor. Normalmente utilizo uma colher de sopa no prato, sem cozer a levedura.

2. Massas

O sabor da levedura nutricional pode fazer lembrar o sabor de queijo e por isso polvilhada sobre massas ou risotos torna-se num grande substituto do queijo. Um exemplo de receita é triturar um punhado de nozes da califórnia com uma colher de sopa levedura nutricional e assim fazer uma espécie de parmesão vegano.

3. Pipocas

Talvez não seja a utilização mais convencional, mas polvilhar as pipocas com levedura nutricional vai fazer maravilhas, tanto em pipocas sem açúcar como açucaradas, para um sabor tipo caramelo salgado.

4. Animais

Como escrevi mais acima, a levedura nutricional é muito apreciada por todos e isso inclui o Pico e a Getta! Para eles misturo uma colher de sobremesa com um pouco de água e eles ficam com um snack muito nutritivo e fresco. Mas também coloco na ração (húmida ou seca) para ficar com mais sabor. Aliás, algumas rações são fortificadas com levedura nutricional para aumentar o sabor e se tornarem mais atractivas para os nossos amigos.

5. Bebés

A levedura nutricional pode ser introduzida na alimentação dos mais pequenos entre os 7 e os 8 meses. É excelente para lhes dar a conhecer um novo sabor e textura, normalmente coloco nas papas salgadas da bebé.

6. Molhos, saladas e legumes

Se procuras um twist para um molho, experimenta colocar levedura nutricional, além de tornar os molhos mais cremosos. Húmus com mais sabor? Experimenta adicionar levedura nutricional.

Outra maneira para utilizar a levedura é polvilhar em saladas, legumes e vegetais salteados, cozidos ou até numa simples batata assada ou frita!

7. Tostas e sandwiches

Outra maneira simples de utilizar a levedura nutricional é nas tostas. Experimenta polvilhar uma torrada de azeite ou de abacate com levedura nutricional e surpreende-te! Uma tosta com tofu mexido fica com mais sabor se adicionares levedura nutricional.

Encontra a levedura nutricional aqui

Escreva uma resposta ou comentário