Abril 26 2013 10Comentários
image4

Receita bacon de tempeh vegano

queijo vegan
Durante conversas sobre o vegetarianismo costumo defender que a nossa alimentação não tem nada de estranho, uso ingredientes que toda a gente usa!
Batatas, feijão, arroz, legumes, nada de diferente do normal! Mesmo o tofu e o seitan já não são nomes desconhecidos para a maior parte das pessoas.
Mas tempeh… Confesso que da primeira vez que vi tempeh até a mim me pareceu estranho e nem sabia o que fazer com ele.
O tempeh é tipico da Indonésia e é fabricado a partir da fermentação de feijões de soja cozidos. Super nutritivo, sem colesterol nem gorduras saturadas e rico em proteínas o tempeh é um excelente alimento não só para vegans ou vegetarianos mas para quem quer uma alimentação mais saudável.
Inspirada por diversas receitas que fui encontrando, aqui está a minha versão.
Ingredientes
  • 1 pacote de tempeh embalado em vácuo (já experimente o de frasco e não gostei)
  • 4 colheres de sopa de molho de soja
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 + 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1 + 1/2 colher de chá de pimentão doce
  • 1/4 de colher de chá mal cheia de melaço (ou um bocadinho mais de açúcar amarelo)
  • Azeite q.b.
Como preparar
  • Cortar o tempeh aos rectângulos.
  • Juntar os restantes ingredientes e mexer bem.
  • Deixar o tempeh a marinar na mistura feita, no mínimo 30 min.
  • Numa frigideira com um fio de azeite deixar o tempeh dourar dos dois lados.
A junção do molho de soja com o vinagre balsâmico dá um sabor caramelizado ao tempeh que é divinal!
Uso principalmente em pizzas mas fica óptimo num prato de massa, numa sandes ou numa salada!
A receita de bacon de tempeh é oferecida pela Patricia, do blog Not Guilty Pleasure, que também  partilha a sua mudança para o vegetarianismo. Aqui podem ler uma parte da sua história e caminho para o Veganismo.
“Há cerca de 3 anos atrás iniciei, com o meu namorado, Filipe, o caminho para um modo de vida vegetariano. Aos poucos fomos deixando os alimentos de origem animal e fomos mudando os nossos hábitos, tendo o cuidado de escolher produtos amigos do ambiente e dos animais, desde a nossa roupa aos nossos detergentes ou produtos de higiene.
Hoje em dia a nossa vida em conjunto é totalmente vegan!
O Filipe aderiu ao veganismo há quase 2 anos, eu ainda sou vegetariana, consumindo, ocasionalmente, fora de casa, alguns derivados, como o queijo, mas estabeleci a meta de os deixar ainda este ano, pois cada vez me sinto melhor comigo mesma tendo com uma alimentação inteiramente vegan!
Foi há pouco tempo que começámos esta nossa mudança de vida mas de há 3 anos para cá notamos com alegria que o movimento vegetariano tem aumentado! Cada vez se fala mais sobre isso, cada vez há mais informação, mais pessoas interessadas e felizmente mais oferta de produtos!
Aliei o meu gosto em cozinhar à vontade de mostrar a amigos, e a quem quiser visitar o blog, que as nossas refeições são equilibradas, saborosas e que a maioria dos ingredientes são os utilizados na alimentação “normal”.”
o blog Not Guilty Pleasure pode ser visitado aqui e fiquem a conhecer mais uma selecção de receitas 100% vegetarianas, 100% veganas, 100% deliciosas. :)
proteína vegan

10 comments

  1. gostaria de ter mais receitas

    Responder
    1. Olá Eunice
      Brevemente irei postar mais receitas.

      Até breve

      Responder
  2. Fico cada dia mais feliz com todas essas mudanças de comportamento, hábito…de vida que está vindo junto com o cuidado e carinho com a saúde!!!
    Vou entrar em contato com você Karin para saber mais e quem sabe fazer uma visita!!

    Responder
  3. ótimo111111111111

    Responder
  4. Olá Vitória, eu sou de SP e tenho uma pequena fábrica de Tempeh. Nós não entregamos fora de SP mas eu ouvi falar de uma companhia no Rio chamada Tempeh Totale. Nós vendemos a cultura de Tempeh também e entregamos para qualquer lugar, se vc quiser se aventurar e tentar fazer o seu vc vai ver como é muito gratificante e gostoso. Vc pode estar checando nossa página Tempehtástico Maravilha no facebook ou no mercado livre. Eu sei que têm uma moça muito simpática que vende no Rio Grande do Norte e também em Floripa…
    Espero que tenha ajudado!
    Karin

    Responder
    1. O tempeh é uma delicia e incrivelmente versatil, a Karin é minha salvaçao aqui em Sao Paulo….:)

      Responder
    2. Olá Karin, tbm faço tempeh em casa. Gostaria de trocar ideias contigo de como reproduzir o fungo da melhor maneira. Se tiver interesse, meu email é gabrielmattar@uol.com.br.

      Responder
    3. Karin, como comprar seu Tempeh? ou onde posso encontrar?

      Responder
  5. Onde encontro Tempeh para vender no Rio?

    Responder
  6. Boa tarde!
    Adorei o site! sendo vegetariana há pouco tempo, e dentro em breve vegan! só me falta retirar os ovos! sempre procuro a melhor forma de me nutrir.
    Pretendo então deixar aqui a minha contribuição.
    Ao ler as receitas não pude deixar de notar o uso de óleos alimentares como o óleo de canola…. todos os óleos vegetais alimentares são para uso a frio (sendo eles bio, não hidronizados e com embalagem de vidro escuro). o óleo de canola é derivado da couza que é uma planta tóxica e manipulada para produção desse óleo. Para além disso também é hidronizado para não rançar nas prateleiras do supermercado. Com este processo eles viram trans!!
    Portanto para usar a frio o melhor é o azeite 1º pressão a frio e para fritar, assar, colocar nos bolos etc…. é o óleo de côco que não perde as suas características ao ser aquecido e que beneficia a saúde reforçando por exemplo o sistema imunitário, facilitando a digestão… ainda por cima é ótimo para a pele e o cabelo!!
    Relativamente ao óleo de canola nem a frio nem aquecido!
    Agradeço mais uma vez pelo vosso excelente trabalho!!
    Elisa.

    Responder

Escreva uma resposta ou comentário