A dieta vegan ao longo da vida

queijo vegan

Grávidas
As grávidas devem ter cuidado com a sua alimentação, na medida que o feto é completamente dependente dos nutrientes que elas ingerem. A sua dieta deve dar especial importância ao ácido fólico.
No primeiro trimestre o ácido fólico evita problemas na espinha bífida A vitamina B12 também deve ser suplementada.
Antes da concepção os ácidos gordos ómega-3 devem estar vigiados, assim como a alimentação pre-concepção que irá afectar todo o desenvolvimento do feto a nível cerebral.

Bebés
A dieta vegan é adequada para todas as fases da vida, desde o nascimento até à velhice.
Quando se pensa num bebé vegan, devemos planear bem a dieta para permitir um bom desenvolvimento do bebé.
Os pais de uma criança vegana têm de conhecer bem os alimentos para poderem fornecer à criança todos os nutrientes que ela precisa para crescer.
Os clínicos que trabalham com famílias vegan preocupam-se com a composição do leite materno, já que é ele que irá alimentar o bebé nos primeiros 4 meses. O leite das mães veganas é em tudo semelhante ao das outras mães, excepto na composição da gordura. É importante manter um bom nível dos ácidos gordos polinsaturados, da família dos ómega-3 e de vitamina B12, que influenciam o desenvolvimento cerebral. A falta destes ácidos e vitaminas estão relacionados com o autismo, desenvolvimento mental e a hiperactividade.
O bebé não deverá ser alimentado com o leite de soja normal, mas em vez, deverá tomar uma fórmula especial para bebés.
A passagem para os alimentos sólidos deve ocorrer como nas restantes crianças, por volta dos 7 meses e aí podem começar a comer tofu, tempeh, miso e seitan.

Crianças
As crianças vegans fazem uma baixa ingestão de gordura e têm menos colesterol do que as restantes crianças. No entanto pode ocorrer uma carência de cálcio, por isso é importante que os pais não privem as crianças dos alimentos ricos neste nutriente. O ferro e o zinco também devem ser vigiados.
A dieta deve ser suplementada com alimentos ricos em ómega-3.
No inverno pode ser necessário uma suplementação de vitamina D.

Idosos
A alimentação vegana dos idosos deve incluir alimentos ricos em folatos, vitamina B12, cálcio, ferro, selénio e vitamina E.
Os ácidos gordos ómega-3 devem ser ingeridos com regularidade, já que eles ajudam na prevenção do declínio mental. Uma suplementação de vitamina E também é aconselhada já que, segundo estudos realizados, pode reduzir o risco de trombose isquémica.

proteína vegan

2 comments

  1. Boa noite, gostaria de uma opinião sobre que alimentos que podem ajudar a reforçar os ossos de crianças entre três e os cinco anos, meus filhos. São crianças saudáveis, e Vegan deste que nasceram. Muito obrigada

    Responder
    1. Olá Sara, os alimentos de folha verde escura tem muito cálcio, assim como as leguminosas. =)

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário