Já escrevi sobre como preparar e cozinhar tofu e por isso agora deixo 7 maneiras de preparar o seitan e como escolher o melhor seitan!
O seitan é um óptimo substituto da carne e é um alimento muito simples, ele é feito a partir da farinha de glúten de trigo, água e especiarias.
Existem muitas marcas de seitan no mercado e hoje em dia é fácil encontrar, alguns seitas são bons, outros infelizmente parecem borracha e são intragáveis! Os meus favoritos são o seitan Da Flori, uma marca portuguesa que encontras na lojavegetariana.pt, BioDharma (ultimamente não tenho encontrado) e o seitan que faço em casa. O que mais gosto do seitan da flori é a sua variedade de sabores, não se limitam a ter um único tipo de seitan, mas tem diferentes tipos de seitan pré-preparados para serem utilizados nas receitas, como por exemplo o seitan à portuguesa, o seitan de alfarroba ou o keban de seitan.
Mas agora vou escrever sobre como podes preparar o seitan e assim tirar o melhor proveito deste alimento vegan.
1. Temperar o seitan
À semelhança do tofu o seitan é um alimento que absorve muito os sabores e aromas. Se começaste agora a jornada pelo vegetarianismo, podes preparar o seitan da mesma forma que preparavas a carne, por exemplo com marinadas. Uma receita que gosto muito é seitan com laranja e para isso deixo o seitan a temperar durante algumas horas com rodelas de limão, laranja, especiarias e ervas frescas.
2. seitan de cebolada
Um receita simples e uma adaptação bem portuguesa, bifes de seitan em cebolada com batatas. Corta o seitan em fatias finas e faz a receita como farias tradicionalmente. Corta uma cebola em fatias finas, 1 dente de alho e um tomate maduro. Salteia tudo numa frigideira com azeite, e deixa cozer num tacho tapado em lume brando. Podes acrescentar umas gotas de vinagre. Frita o seitan em azeite bem quente e cobre os bifes com a cebola. Nesta receita não precisas de temperar muito o seitan, já que ele vai absorver os sabores da cebolada.
3. Seitanas ou bifanas vegan de seitan
4. Seitan tipo asiático com molho de manga
5. Stroggonof de seitan
Stroggonof é uma receita muito popular. Lembro-me que quando estava na faculdade era o que mais fazia por ser fácil e rápida de preparar! Para fazer o stroggonoff vegan de seitan precisas de vinho branco, alho qb, pimenta e sal, azeite, natas vegan, cogumelos e claro, seitan em fatias finas, recomendo o seitan à portuguesa da flori.
6. Seitan picado para rechear empadões, rissois, croquetes ou molhos
O seitan picado é um excelente substituto da carne para rechear empadões, rissois e até para fazer croquetes. Pica o seitan com ervas frescas e cozinha como preferires. O seitan picado também pode ser utilizado para fazer molhos para massas, como bolonhesa.
7. Seitan em receitas portuguesas
A cozinha portuguesa tem muitos pratos de carne. O seitan pode ser utilizado para substituir as carnes vermelhas, por exemplo em rojões, cozido à portuguesa, estufados e ensopados. Podes cozinhar da mesma forma como cozinharias a carne.
15 Março, 2024
Quanto tempo demora a cozer o seitan?
19 Abril, 2024
Olá Mia, o cozimento do seitan depende da receita =)
23 Janeiro, 2023
Nunca provei seitan, como aconselha a fazer a primeira vez?
29 Setembro, 2022
O sabor do setan difere muito do da carne?
Obrigada
Maria Armanda Jorge
10 Outubro, 2022
olá Maria, os sabores são criados pelos temperos, pelo que poderá temperar como a carne e assim ter um sabor semelhante.