Abril 22 2021 0Comentários

7 receitas veganas para experimentar este fim-de-semana

ovo vegan

Hoje partilho com vocês 7 receitas 100 % vegetarianas ( vegan) para experimentar este fim-de-semana.  Estas receitas podem ser preparadas e guardadas no frigorifico para serem consumidas durante a semana e assim poupar tempo com o planeamento das refeições.

Podem também fazer em quantidade e congelar ou combinar entre elas, por exemplo os hambúrgueres de quinoa com o hummus.

Receita de Mac and Cheese (macarrão e queijo) vegan (aqui)

O mac and cheese é uma receita tipicamente americana, que sempre me despertou a curiosidade, é muito falado em filmes e quase que define uma cultura. Recentemente comprei uns preparados Earth Balance, que não desapontaram, como comida de conforto, mas também achei este preparado muito guloso e oleoso, algo que me levou a querer pesquisar uma receita que pudesse fazer com ingredientes que disponho na minha cozinha.

Encontrei diversas receitas, mas a que me cativou mas foi esta, pela curiosa mistura de ingredientes que tem. O resultado final é um molho cremoso, cheio de sabor, onde se consegue ter um pequeno trago de queijo oferecido pelo caju.

Hambúrguer vegan de quinoa e beterraba ( aqui )

O hambúrguer vegan de quinoa e beterraba é uma receita simples e nutritiva que faço com alguma regularidade e variação de ingredientes. O que não muda é a base de beterraba, as sementes podem ser substituídas por outras ou até mesmo nozes.
A receita em si é simples de preparar, os hambúrgueres podem ser congelados e aquecidos mais tarde sem perder a consistência.

Massa à carbonara vegana ( aqui )

Adoro massa e massas gulosas são as minhas preferidas. Desde que me tornei vegetariana que tenho experimentado vários tipos de massas, mas a espaguete a carbonara vegana ainda não tinha arriscado, talvez por não querer arriscar e a textura não ficar com aquele sabor guloso que caracteriza a carbonara.

Nesta receita utilizei um bacon vegano, mas pode ser substituído por tofu fumado ou por fatias de carpaccio vegano que se vende nas lojas especializadas.

Carrot Lox ou salmão vegan fumado com queijo creme de caju ( aqui )

Esta receita já circula há algum tempo nas redes sociais, mas apesar de a curiosidade ser grande, ainda não me tinha aventurado a experimentar a receita de salmão fumado vegano.

O salmão fumado fez parte da minha alimentação antes de fazer a transição para vegana, utilizada em grande parte dos pratos que fazia, confesso que era prático, por isso fiquei bastante curiosa com este salmão de cenoura com sabor a mar.

Os ingredientes são muito simples e encontram-se em todas as cozinhas, para preparar a cenoura é preciso apenas sal grosso e cenoura (utilizei apenas duas, uma vez que estava a testar a receita) e uma mistura de azeite, vinagre e molho de soja para fazer a fermentação no frigorífico.

Receita de Seitanas ( aqui )

As seitanas são a versão veganizada das tradicionais bifanas, um prato tradicional português presente em todas as festas populares e botecos. Em qualquer lugar é possível pedir uma bifana e pelo que tenho reparado, as seitanas estão cada vez mais populares.

Basicamente as seitanas são bifinhos de seitan cortado em fatias finas e cozinhado com vinho e alho.

Normalmente são servidas no pão (carcaça) com mostarda ou molho picante ou no prato com batata frita e salada.

Nesta versão de “comfort food” portuguesa também coloquei a receita de seitan. Quando faço seitanas opto por fazer também o seitan. Ao contrário do seitan comercial, este é mais suave e saboroso.

Receita vegan de seitan com molho de manga ( aqui )

Quando era pequena, começaram a aparecer os primeiros restaurantes asiáticos que serviam pratos muito diferentes do que estava habituada. O contraste de sabores doce / salgado era o que mais me atraía nestes restaurantes. Apesar de adorar comida asiática, no Porto é difícil encontrar restaurantes que sirvam pratos de base 100% vegetal e por isso a opção muitas vezes é fazer em casa.

A vantagem de fazer em casa é poder adaptar aos nossos sabores. Esta é uma receita que normalmente faço com sumo e raspa de laranja, mas desta vez quis utilizar manga e em vez de tofu, utilizei seitan, feito em casa que fica com uma textura e sabor mais carnudo.

Receita de húmus – 3 variedades ( aqui )

O húmus é um prato típico do médio oriente, além de ser muito fácil de preparar, também tem múltiplas aplicações daí ser difícil ficar saturado de húmus.

O húmus pode ser utilizado como entrada, servido com legumes crus, acompanhamento de saladas, pode servir como recheio de sandwiches, hambúrgueres, entre muitas outras aplicações.

A base mais simples para fazer húmus é misturar grão-de-bico, pasta de taíne (pasta de sésamo), sumo de limão e uma pitada de sal. A partir daqui é só acrescentar ingredientes a gosto.

Estas três receitas são as que costumo fazer mais vezes, mas a base é a mesma. Se preparares estes três húmus utilizando a mesma base, começa pelo mais claro para que não se misturem cores e sabores.

Vego

Escreva uma resposta ou comentário